sábado, 28 de março de 2009

CATÁSTROFES ( O QUE SÃO):



São acotecimentos de origem Natural com consequencias graves para o aquilíbrio dos ecossistemas e para as populações humanas.

Medidas a tomar para reduzir o número de vitimas e de mortos:

  • Prevenção;
  • Protecção

Podem existir dois tipos de catástrofes que são:

  • Naturais - inundações, incêndios, sismos, vulcões, tempestades e secas
  • Intervenção Humana - guerras, terrorismo, poluição e desflorestação

OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES

Todo ecossistema é formado de factores bióticos (organismos vivos) e factores abióticos (elementos físicos e químicos do ambiente: luz, calor, pH, salinidade, variações de pressão da água e do ar, etc.).

Factor abióticos

São os seres não vivos no meu ambiente!
A Humidade, Temperatura, Pluviosidade, Substrato ( agua e solo), luz.


Factores bióticos

As interacções que os seres vivos de um ecossistema estabelecem entre si permitem a manutenção de populações estáveis, sem que se esgotem, geralmente, os recursos necessários para a sua sobrevivência. Nas relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade, podemos considerar relações interespecíficas, aquelas que ocorrem entre seres vivos de espécies diferentes, e relações intra-específicas, as que ocorrem entre seres vivos da mesma espécie. Assim, existem relações favoráveis (+), desfavoráveis (-) e de indiferença (O) entre os seres vivos envolvidos.


Relações interespecíficas

As relações entre seres vivos de espécies diferentes são, na sua maioria, de carácter trófico (alimentar) ou defensivo, e classificam-se em função dos benefícios ou dos prejuízos que causam nos indivíduos implicados

Predação


-Predação é o hábito alimentar de muitos animais, que procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem e capturam.

-Os predadores normalmente são animais de grandes dimensões, em relação as suas presas.
-O predador mata a presa para se alimentar.

-Normalmente são carnívoros e alimentam-se de animais herbívoros mas podem também ser omnívoros.

Depois relativamente aos predadores:

-Os predadores necrófagos que são aqueles que tiram proveito da caça de um outro animal, devorando os restos da presa.

-E ele também utilizam muito a camuflagem , que é uma estratégia em que o corpo do animal se assemelha a forma do seu suporto .


Competição

-Competição é a interacção de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferentes, que disputam alguma coisa. Esta disputa pode ser pelo alimento, pelo território, pela luminosidade, pelo emprego, pela fêmea, pelo macho, etc.

-Logo, a competição pode ser entre a mesma espécie (intra-específica) ou de espécie diferente (interespecífica).

Parasitismo

-Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro.
-Algumas espécies são parasitas apenas durante uma fase do seu ciclo de vida: o cuco, por exemplo, é parasita de outra ave apenas na fase de ovo e juvenil, enquanto que os adultos têm vida independente.


Comensalismo

-É quando um ser vivo é beneficiado pelo outro mas o outro não é afectado


Cooperação

-A cooperação é uma relação facultativa em que ambos o
s seres vivos intervenientes beneficiam (interacção +/+)


Amensalismo

-O amensalismo ou antibiose consiste numa relação desarmónica em que indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.


Mutualismo


-O mutualismo é uma relação em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam e são largamente dependentes um do outro, embora possam também sobreviver de forma independente (interacção +/+). Quando a associação é obrigatória e indissociável, isto é, a sobrevivência de ambas as espécies só é garantida se permanecerem intimamente ligadas, diz-se que as espécies vivem em simbiose (interacção +/+).



Relações intra-específicas


Este tipo de relações condiciona as possibilidades de sobrevivência dos indivíduos da mesma espécie. Existem na Natureza vários exemplos de seres vivos que vivem em grandes agrupamentos.

Cooperação

-A cooperação intra-específica é uma relação em que os indivíduos contribuem para o benefício do grupo. Por vezes, os seres vivos da mesma espécie vivem intimamente ligados e, em geral, a separação de um indivíduo do grupo determina a sua morte. O conjunto de indivíduos organizados desta forma designa-se colónia. Existem, ainda, grupos de indivíduos da mesma espécie com uma organização social especialmente desenvolvida, não ligados anatomicamente e que cooperam através de estímulos recíprocos. Esta associação é designada sociedade. Em todas as sociedades há uma hierarquia social, em que cada indivíduo ocupa um lugar determinado.


Competição

-A competição intra-específica é uma relação em que os indivíduos actuam para garantir a sobrevivência individual e não contribuem para o bem comum. Geralmente, ocorre quando os recursos são escassos.

Canibalismo

-O canibalismo é uma relação em que um indivíduo mata outro (da mesma espécie), alimentando-se dele. O canibalismo é considerado, pelos investigadores, a manifestação suprema da competição intra-específica. As interacções bióticas contribuem para a selecção natural. Geralmente, são preservadas as formas de vida melhor adaptadas ao meio ambiente e desaparecem os indivíduos com menor vigor adaptativo. A reprodução, o tempo e a morte são essenciais para a evolução dos seres vivos na Terra.

-Em suma, o equilíbrio dos ecossistemas resulta da interacção dinâmica que existe entre os seres vivos e destes com os factores físicos e químicos do meio ambiente. Este equilíbrio regula a circulação de matéria e energia nos ecossistemas.•